quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Enfim, chegamos ao Natal! 
Tempo de reunir a família, celebrar o nascimento Daquele que deu a vida por nós, celebrar o nascimento do  amor maior, o Menino Jesus!
Tempo também de lembrar daqueles que mais sofrem,daqueles que não tem o pão de cada dia!Você já fez sua boa ação do ano? doando roupas, alimentos, brinquedos para aqueles que mais necessitam, para que estes também possam comemorar uma Natal cheio de paz, amor e saúde?
Então ainda é tempo!!!
Um Feliz Natal a todos!!!!

"O amor nasceu em meio ao frio de uma noite
Sem um lugar para ficar...Desaconchego sim
Palhas para deitar e ao seu redor os animais que ali moravam
Mesmo sendo Rei, pobre se fez, só por amor
Simplesmente amar, é o que importa para quem quiser servir
Simplesmente amar, é a condição maior suprema do servir
Eis a verdadeira vocação: Simplesmente amar"

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Joãzinho e o SUS

oi gente, hoje é rápido,
navegando pela internet, eis que encontro uma piada, que retrata a dura realidade de alguns médicos pelo Brasil a fora.Se o povo respeitasse mais o 2º mandamento de Deus que é amar ao próximo, o mundo seria mais justo! É isso,
beijos


Onde você estava? - pergunta a mãe à menininha.
> - No quarto, brincando de médico com o Joãozinho.
> - De médico!?! - a mãe dá um grito e um salto da cadeira.
> - Medico do SUS, mãe..., ele nem olhou na minha cara!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Preocupações

Oi gente, tempos que não escrevo um texto meu...meu no sentido de falar da "minha pessoa", talvez seja porque tudo está mais claro, ou não....
Talvez não esteja nada claro na minha vida, talvez não esteja pronta para crescer e encarar a realidade da vida...as vésperas da minha formatura, vejo um futuro incerto, o que me enche de medo e dúvidas!
Você caro leitor, deve estar pensando que esse não é o momento para se ter dúvidas, mas eu acho que é sim...agora que as dúvidas mais tenebrosas aparecem como: fiz uma boa escolha? é isso que quero para minha vida?  vou ser feliz fazendo isso?  E o pior, elas tomam a minha mente, de uma maneira que me deixa ansiosa demais.Fora isso, ainda tem o estresse da formatura, vestido,reuniões,festa,Crefito, etc.


Mas o que me enche de medo mesmo, é o futuro, eu sei que o "futuro à Deus pertence", mas é tão ruim estar a mercê da vida.... anos antes a minha certeza era: ano que vem vou estar em tal série no mesmo colégio, com meus amiguinhos por perto...a última vez que estive com essa sensação, foi na época do vestibular, mas mamãe prometeu que se eu não passasse ela me colocaria na faculdade particular. E agora? para onde eu vou? mamãe não pode me prometer nada!
Já fiz tantas provas,concursos...e nada. Eu acredito fortemente em Deus,  eu confio Nele, to tentando não me desesperar, mas é que isso está me preocupando tanto!
E tem também as outras escolhas da vida...
Mas isso já é uma outra história!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reflexos para a vida!

Oi gente, tô sem saco nenhum para escrever aqui!
Mas não queria deixar o blog abandonado por muito tempo, então aqui estou eu.
vou postar um texto, que muito me serviu em cises, espero que gostem!
  

·          -Todos nós ao nascer ganhamos um espelho. Esse espelho é, então, colado em nosso peito. E assim vivemos toda a nossa vida, refletindo o outro e vendo no espelho do outro o nosso reflexo. Hermann Hesse disse: “Se você odeia uma pessoa, odeia algo nela que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos incomoda”. Viver considerando isso desenvolve nossa compaixão, nossa tolerância, nossa empatia e nossa solidariedade para com as nossas fraquezas e dificuldades e as dos outros…
·          -100%  do que somos e vivemos (inclusive o que supomos ser acidentes) é fruto de nossas escolhas e opções. Conscientes ou inconscientes. Viver consciente disso desenvolve nosso discernimento e nossa responsabilidade para com a vida, com as pessoas e com nossas atitudes.
·          -Desenvolva a neutralidade e a observação. Os índios chamam isso de “visão da águia”: sair voando de dentro do burburinho dos eventos e, de cima, com uma perspectiva ampla, observar os acontecimentos sem identificação ou julgamentos. Ou, em outro exemplo: sair de dentro do rio caudaloso de nossa vida -onde estamos imersos até o pescoço- sentar na margem e observar. Quando dentro do rio, imersos até o pescoço, qualquer ondinha nos parece um vagalhão, mas quando nos sentamos à beira do rio, a ondinha novamente vira ondinha, e aí podemos ter uma perspectiva mais correta e um envolvimento menos sofrido com as coisas.
·          –Evite as comparações. Lembra do “jardim do vizinho que é sempre mais bonito”? Ledo engano! Grande armadilha! Mal sabemos que o vizinho ao olhar nosso lado também pensa a mesma coisa sobre algum aspecto de nós… Considerar esse fato, livra você do peso dos julgamentos alheios e lhe torna mais centrado em seu próprio eixo.
·          -Quando a vida nos apresenta algum evento desconfortável, algum obstáculo ou algum confronto, normalmente o que é acionado em nosso corpo/mente é o “automático” lutar ou fugir. A adrenalina está sempre pronta para desencadear ação. Mas a verdade é que na maior parte das vezes não seria necessário lutar nem fugir, bastaria relaxar e observar, e a partir daí agir com consciência, ou então deixar os acontecimentos se desenrolarem naturalmente.
·          -Adote a pergunta: “O que é que eu tenho que aprender com  isso?”. Todas (todas mesmo) as coisas que nos acontecem, vem para nos ensinar. A vida está sempre fazendo suas arrumações para que possamos aprender e evoluir. Por isso alguém já disse: “cuidado com o que você deseja pois pode acontecer!”. Nós costumamos achar que quando pedimos à Deus alguma virtude, Ele vai milagrosamente introduzir essa virtude em nossa mente e de repente ficamos pacientes, ou disciplinados, ou tolerantes. Provavelmente o que a vida fará é te proporcionar situações que vão te fazer desenvolver aquela virtude. Se você pediu paciência, provavelmente vai atrair pessoas que vão te fazer perdê-la, e aí é que estará o seu aprendizado. Então, sempre que as pessoas ou as circunstâncias lhe trouxerem desconfortos ou incômodos, ao invés de se revoltar, se ofender ou se entristecer, ou ainda, achar que a culpa é do outro, pergunte à Vida o que esta situação está te obrigando a trabalhar, que virtudes e qualidades você está tendo que desenvolver para lidar com isso de forma harmônica e equilibrada. Esse procedimento, com certeza, vai aumentar enormemente a qualidade de sua consciência e a conseqüente percepção dos movimentos da vida e de seu sentido.
·          -Gastamos grande tempo mental ficando angustiados por um passado que não podemos mais mudar e/ou ficando ansiosos por um futuro que ainda não chegou. Outra grande parte, ainda, gastamos sonhando acordados, delirando os nossos sonhos e desejos. E aí duas coisas ocorrem: a) sobra pouco tempo para a consciência do aqui-e-agora, o presente, que é onde efetivamente a vida acontece; b) quando precisamos da mente para as coisas que ela foi feita para funcionar -a nossa vida humana diária- esta mente tem dificuldade em se concentrar, em estar presente, inteira, poderosa, centrada. Concentrando- nos no presente desfrutamos mais da vida. A meditação é um ótimo treinamento para aprender a viver no presente, nos livrando das pré-ocupações e desenvolvendo uma mente verdadeiramente eficiente.
·          -Infelizmente, ainda vivemos sob a ideologia do “ganha-perde”, ou seja, temos muito incutida em nossa cultura a idéia de que para se ganhar alguém precisa perder. É assim que se construiu, por exemplo, o sistema capitalista. Também é seguindo esta filosofia que nosso planeta está sendo distruído. E é desse ganha-perde que estão impregnadas as nossas relações (lembra da lei de Gérson?). Não só no sentido profissional e financeiro, mas também no emocional e no afetivo. É urgente reimplantar- se o “ganha-ganha” nas relações interpessoais e nas relações do homem com a Natureza. Não existe nenhuma possibilidade de ganho real para nada nem ninguém, em nenhum setor da vida, se este ganho for obtido em detrimento da perda de alguém ou de alguma coisa.
·          -E finalmente -e sobretudo- “não faças aos outros o que não queres que te façam” ainda é a regra de ouro.
Por Ernani Fornari (Dharmendra)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Implosão do HU em eleições 2010!

Oi povo,
 em época de eleições, eis que uma  noticia abala todo o campus da UFRJ -fundão, a implosão de parte do que era para ser o maior hospital da américa latina, o Hospital Universitário  Clementino Fraga Filho, ou simplesmente Hospital do Fundão!
Depois de milhares de cruzeiros( acho que  foi a moeda da  época) empregado na sua construção, milhares de reais vão ser usados em sua implosão. O que podia ser a solução,  para o governo, de tantos hospitais super lotados, virou a dor de cabeça do ano. Claro, que a única solução foi essa, mal tem dinheiro, para  reforma de infra estrutura da parte que funciona , imagina se iam se preocupar com reformas e cuidados com a outra parte? O tempo é inimigo, veio e estragou tudo!
Antigos funcionários contam, que a chamada "perna seca", possuia janelas, algumas salas era utilizadas, mas que com o tempo, as janelas foram sendo roubadas,  e a perna seca virou casa de mendigos, e esconderijos de fugitivos das favelas vizinhas, agora me diz: Como um cidadão sai por ai, carregando uma janela e ninguém fala nada???
É,  esse é o brasil ( com letra minúscula mesmo), nosso brasilsinho, preocupado em campanhas politicas, reforma de maracanã, se o menguinho vai ter ou não treinador, estreia de filme no cinema, shows internacionais ... Mas, alguém viu nos noticiários e nos debates citarem  a situação  dos Hospitais universitários pelo Brasil afora???? Claro que não, não é a mãe deles que vai ficar sem atendimento por 1 mês( isso se não for para o resto da vida, porque tem gente que  jura que a parte "boa", que não está tão boa assim, não vai resistir e vai acabar caindo ou abalando, no momento da implosão da parte seca!)
Precisamos de investimentos, em todas as áreas, não só na educacional, mas na saúde, afinal é um hospital universitário, se não temos, material, salas, e a minima descência possível, nunca é que vamos aprender!!!
Mas o fato é, que a implosão vai acontecer no dia 19/12, e o esvaziamento total será dia 12/12!
Para onde iremos? essa é a pergunta! afinal esse ano, já teve chuvas, que paralisou o ano letivo, o roubo do Enem,que atrasou o inicio das aulas, Copa do Mundo e etc.
 Nosso calendário não termina agora, e outra, é meu ultimo período, tenho carga horária nos estágios para cumprir!
 Tudo o que eu quero é que tudo ocorra bem! E que o nosso querido PT, que fala que governa para o povo, dando auxilios " tampando o sol com a peneira", se reeleito, olhe verdadeiramente para o Povo, que tem que ser escolhido, e analisado de um jeito frio e calculista de quem tem maior chance de sobreviver para ser atendido, quem tem problemas mais sérios,  agora me diz: como nós, seres humanos, temos o poder de decidir isso?Nós não temos, mas temos q escolher. cadê a nossa ética???? O governo não nos dá o direito de ser éticos!
Por isso, Dilma ou Serra,  por favor, olhem com carinho para os HU's! Nós, estudantes,médicos e pacientes, precisamos de vocês!
muito aborrecida,
Mariana,
aluna do curso de fisioterapia

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Queridos poucos leitores,
a preguiça é tão grande que não escrevo nada há séculos!
Bom sinal, é sinal de que não estou tão angustiada...
Mal sinal, é sinal de que estou preguiçosa!
Minha vida anda pra frente, algumas decisões tomadas, outras estão por vir....
Não me arrependo de nada do que decidi!Então tô feliz!
Ah, em breve escreverei sobre a implosão do HU! isso tá me preocupando, mas hoje, só foi um comentário do retorno!
Beijos

sábado, 10 de julho de 2010

Ai, o amor....

 Esse texto não é meu, e é bem verdade que eu o com preguiça de escrever, mas é que ele é tão certo! Me identifiquei com ele! rs...Infelizmente não sei quem é o autor!

O amor



Você esta sozinho, em frente a TV, devora dois pacotes de qualquer coisa enquanto espera o telefone tocar.Bem que podia ser hoje, bem que podia ser agora, um amor novinho em folha.Trimmm! É a sua mãe, quem mais poderia ser? Amor nenhum faz chamadas por telepatia. Amor não atende com hora marcada.


Ele pode chegar antes do esperado e encontrar você numa fase galinha, sem disposição para relacionamentos sérios. Ele passa batido e você nem ai.Ou pode chegar tarde demais e encontrar você desiludido da vida, desconfiado, cheio de olheiras. O amor da meia-volta, mover. Por que o amor nunca chega na hora certa?


Agora por exemplo, que você esta de banho tomado, camisa e jeans. Agora que você esta se achando bonito . Agora que você esta empregado.Agora que você pintou o apartamento, ganhou um porta-retrato e começou a gostar de jazz. Agora que você esta com coração às moscas e morrendo de frio. O Amor aparece quando menos se espera e de onde menos se imagina.


Você passa uma festa inteira hipnotizado por alguém que nem lhe enxerga e mal repara em outro alguém que só tem olhos pra você.Ou então, fica arrasado porque não foi pra praia no final de semana. Toda a sua turma esta lá, azarando-se uns aos outros.Sentindo-se um ET perdido na cidade grande, você busca refugio numa locadora de vídeo, sem prever que ali mesmo, na locadora, ira encontrar a pessoa que dará sentido a sua vida.Ou você acaba ainda mais desiludido de tanto amor presente nesses casais freqüentadores da locadora.


O amor e que nem tesourinha de unhas, nunca esta onde a gente pensa.O jeito é direcionar o radar para norte, sul, leste e oeste. Seu amor pode estar no corredor de um supermercado, pode estar impaciente na fila de um banco, pode estar pechinchando numa livraria, pode estar cantarolando sozinho dentro de um carro. Pode estar aqui mesmo, no computador, dando o maior mole. Ou pode até estar do seu ladinho só esperando uma chance de te mostrar o valor do AMOR...


O Amor esta em todos os lugares, você que não procura direito. A primeira lição esta dada: o amor é onipresente. Agora a segunda: mas e imprevisível. Jamais espere ouvir "eu te amo" num jantar a luz de velas, no dia dos namorados. Ou receber flores logo após o primeiro beijo... O amor odeia clichês.Você vai ouvir "eu te amo" numa terça-feira, as quatro da tarde, depois de uma discussão, ou quando você menos esperar, e as flores vão chegar num dia qualquer apenas para informar-lhe como você e especial para alguém, assim...sem um motivo ou data especial.


Espalhe que o amor não e banal, que embora estejam distorcendo o sentido verdadeiro dele nos tempos modernos de hoje, ele existe e é o ingrediente mais importante da poção mágica da Felicidade.


(Autor desconhecido)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Copiado, repassado, transcrito!

 O texto não é meu, mas me descreveu tão bem! Merecia vir parar nos Pensamentos!

"Eu sou criança. E vou crescer assim. Gosto de abraçar apertado, sentir alegria inteira, inventar mundos, inventar amores. Acho graça onde não há sentido. Acho lindo o que não é. O simples me faz rir, o complicado me aborrece. O mundo pra mim é grande, não entendo como moro em um planeta que gira sem parar, nem como funciona o fax. Verdade seja dita: entender, eu entendo. Mas não faz diferença, o mundo continua rodando, existe a tal gravidade, papéis entram e saem de máquinas, existem coisas que não precisam ser explicadas. (Pelo menos para mim).



O que importa é o que faz os meus olhos brilharem, o coração bater forte, o sorriso saltar da cara. Eu acho que as pessoas são sempre grandes e às vezes pequenas, igual brinquedo Playmobil. Enxergo o mundo sempre lindo e às vezes cinza, mas para isso existem o lápis-de-cor e o amor que a gente aprendeu em casa desde cedo. Lembra?


Tenho um coração maior do que eu, nunca sei minha altura, tenho o tamanho de um sonho. E o sonho escreve a minha vida que às vezes eu risco, rabisco, embolo e jogo debaixo da cama (pra descansar a alma e dormir sossegada).


Coragem eu tenho um monte. Mas medo eu tenho poucos. Tenho medo de filme de terror, tenho medo das pessoas, tenho medo de mim. Minha bagunça mora aqui dentro, pensamentos entram e saem, nunca sei aonde fui parar. Mas uma coisa eu digo: eu não páro. Perco o rumo, ralo o joelho, bato de frente com a cara na porta: sei aonde quero chegar, mesmo sem saber como. E vou. Sempre me pergunto quanto falta, se está perto, com que letra começa, se vai ter fim, se vai dar certo. Sempre pergunto se você está feliz, se eu estou linda, se eu vou ganhar estrelinha, se eu posso levar pra casa, se eu posso te levar pra mim, se o café ficou forte demais. Eu sou assim. Nada de meias-palavras. Já mudei, já aprendi, já fiquei de castigo, já levei ocorrência, já preguei chiclete debaixo da carteira da sala de aula, mas palavra é igual oração: tem que ser inteira senão perde a força.


Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu... Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. E eu amo. Amo igual criança. Amo com os olhos vidrados, amo com todas as letras. A-M-O. Amo e invento. Sem restrições. Sem medo. Sem frases cortadas. Sem censura. Sem pudor. Quer me entender? Não precisa. Quer me amar? Me dê um chocolate, um bilhete, um brinde que você ganhou e não gostou, uma mentira bonita pra me fazer sonhar. Não importa. Criança não liga pra preço, não liga pra laço de fita e cartão de relevo. Criança gosta de beijo, abraço e surpresa!"






(Parece ser de autoria de Fernanda Mello)










segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dia dos Namorados

Queridos poucos leitores, sei que o dia dos  namorados já passou, mas não podia deixar de imprimir meus pensamentos aqui.
 Por mais que falem que é uma data comercial, que só foi inventada pelo comércio, todos, digo: todos os solteiros,sentem uma pontinha de inveja dos casais de namorados.
Meu dia foi bem tranquilo, (até esqueci por alguns momentos que era o bendito dia), a base de muito frio e muita cantoria,deixei meus pensamentos invejosos voarem para longe. Contudo, em conversa com as solteiras e os  solteiros de plantão, a depressão e o jeito" digo que não to nem ai, mas queria ter ganhado presente" tomaram conta dessa parte solteira da  população. E logo inventaram alguma coisa para fazer,ou até mesmo arranjar um"peguete" de última hora, ou reencontrar antigos casos, o fato é que ninguém quis se sentir só nesse dia. Na verdade, nem eu! (Deus salve os bons amigos!) Mas o que adianta tampar o sol com a peneira? Melhor sozinha do que mal acompanhada!
 To dizendo tudo isso porque ser solteiro tem lá suas vantagens, não muitas, mas tem,...ainda não descobri todas, rs,porém....é só uma fase,logo passa, então bobinho e bobinha, aproveite!
ok? rs

terça-feira, 25 de maio de 2010

O tempo passou...

Ai, que vontade louca de escrever..mas escrever sobre o quê?
Fiquei pensando em tantos temas que queria compartilhar com vocês...mas nada fluiu na minha cabeça, até que comecei a arrumar meu quarto!(Sim, minha casa ainda está em obras, mas a pior parte já passou...por isso ontem  hoje foram dias de faxina!)
 E ao arrumar minha casa, percebi o quão grande eu estou! Porque essa tarefa doméstica era super divertida quando eu era criança, mas agora já não é...Não que eu não tenha percebido antes que eu cresci, claro que percebi,dã, mas é que agora que me dei conta que já sou uma adulta e com responsabilidades,não que arrumar casa seja"oh meu Deus, que coisa difícil" , o que torna a tarefa chata e nem um pouco divertida é a responsabilidade ao fazer isso .Tenho que pagar contas no bancos, fazer compras, controlar as despesas ... também a minha formatura já está ai, e o que será de mim?
 Mais uma desempregada nesse Brasil? E fora isso, a época dos 15 anos já passou e eu já estou na Era dos casamentos. 
Por isso parei e pensei: "Cara já era! Cresci!"
Não que isso seja um problema, mas não é bom não ter certas responsabilidades? Claro, que tudo na vida tem que evoluir e tem lá seus lados bons em ser "crescidinha"...Não, não estou em crise, mas esses questionamentos bobos passam pela minha cabeça!
 É, o tempo passa, o tempo voa...o que resta é curtir cada momento, porque nada nessa vida poder ser vivido novamente!

domingo, 9 de maio de 2010

Recomeçar

Queridos poucos leitores,
Alegria! É tempo de RECOMEÇAR!
 Sim, a hora é agora, é chegado o momento!
Depois de muitas reflexões, desabafos, choros, orações, acho que é o momento de rasgar tudo o que era velho! TUDO MESMO!


A  mudança me chama, na verdade ela grita! Aguardem!


Até o próximo pensamento!




"Recomeçar é de novo buscar
O caminho que me leva a salvação
Recomeçar é novamente acreditar
Que o senhor Deus há de me livrar
De todas as coisas
Que me fazem voltar atrás
Me dando uma nova vida
Criando em mim um novo ser
Senhor, eu sei que és a vida!
Já posso sentir
Posso ver que tu me queres
Uma criatura nova
E pra sempre viver
E pra sempre viver
E para sempre viver, somente em ti!"

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Viva São Jorge


"Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu. No oriente, São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de "Grande Mártir".
Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não agüentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.
A imagem de todos conhecida, do cavaleiro que luta contra o dragão, foi difundida na Idade Média. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras em suas muitas paixões. Iconograficamente, São Jorge é representado como um jovem imberbe, de armadura, tanto em pé como em um cavalo branco com uma cruz vermelha. Com a reforma do calendário litúrgico, realizada pelo papa Paulo VI, em maio de 1969, tornou-se opcional a observância do seu dia festivo. Embora muitos ainda suspeitem da veracidade de sua história, a Igreja Católica reconhece a autenticidade do culto ao santo. O culto do santo chegou ao Brasil com os portugueses. Em 1387, Dom João I já decretara a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi. O Sport Clube Corinthians Paulista foi outra grande contribuição para a popularização de São Jorge, primeiro no Estado de São Paulo e depois no País, ao escolher o santo como seu padroeiro e protetor, em 1910.
A quantidade de milagres atribuídos a São Jorge é imensa. Segundo a tradição, ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões complicadas, perseguições, injustiças, disputas e desentendimentos. A devoção a São Jorge veio da época das cruzadas, espalhando-se rapidamente pelo ocidente. A imagem que nós conhecemos de São Jorge lutando contra o dragão é uma lenda, mas como o verdadeiro guerreiro lutou contra satanás defendendo a fé, ele nos convida a lutar pelo bom combate."(site católico)
No Brasil o Espiritismo de origem africano, tal como a Umbanda, Candomblé etc. inventou e popularizou amplissimamente o “São Jorge do Dragão”, que eles sincretizam e chamam Ogum. Imagens deste inexistente São Jorge ou Ogum, com  cavalo, lança, dragão etc. encontram-se por todas partes. Isso devido a proibição dos cultos as divindades espíritas pelos antigos senhores de escravo.Já que assim os negros "cultuavam" as imagens católicas as sua divindades.
Infelizmente nem os próprios católicos, conseguem reconhecer a verdadeira imagem de Sâo Jorge, que é a do santo sem o dragão, por isso essa confusão toda!
São Jorge é católico sim, porém não é ele o realizador de milagres, ele é apenas um intercessor junto à Deus, que é soberano!



terça-feira, 20 de abril de 2010

Amor de Mãe

Queridos poucos leitores,
amor de mãe, é amor de mãe...eu não sou mãe, apesar de querer muito ser,mas imagino que deva ser um amor capaz de tudo, pelo menos é o que dizem.
Então, por que algumas mães abandonam seus filhos?por que algumas mães não fazem um gesto de carinho? por que algumas mães não escrevem para seus filhos, dizendo o quanto o amam?por que algumas mães não vão abraçar seus filhos, depois de momentos únicos nas vidas destes?
Sabe, isso me deixa muito triste ,indignada,  na verdade REVOLTADA, eu não compreendo como podem fazer isso... eu choro, toda vez que eu vejo uma mãe não ofertando amor aos seus filhos, ou ofertando de uma maneira muito estranha.
Reconheço também, que alguns filhos não dão o devido valor as suas mães, mas será, que essas mães,não se deixaram ser amadas, não construiram barreiras em volta delas mesmas? e será que esses filhos não foram criados sem demonstrações de carinho?
Sinceramente, não sei a reposta pra nenhuma desses questionamentos...
A única coisa que sei, é que aprendi muito nesse final de semana... aprendi a dar valor  família que eu  tenho!
Obrigada meu Deus!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Desabafo

Caros poucos leitores,
Vocês já tiveram a vontade de sumir? sei lá, tirar umas férias de tudo e de todos?
Pois eu estou com essa imensa vontade, queria ficar uma semana incomunicável,pra nenhuma pessoa me encontrar, me encher o saco...
Queria parar e repensar na minha curta vida, o que está certo? o que me faz bem? quem me faz bem?
Porque aquelas pessoas que me estressam, só de eu estar perto, eu queria mandar lá pra aquele lugar, em alto e bom som, mas minha educação não permite... ou será que permite?
Ontem,num momento de extremo descontrole emocional, aquela amulher ouviu, o poder da doce e ingênua mariana...oh,quão meiga ela é!
Deve ser disso que estou cansada, caramba! Eu sou um ser humano normal, tenho meus defeitos e qualidades,tenho meus momentos "pra baixo" e os alegres e divertidos, só que agora tô num pra baixo mesmo!
Não tô pedindo pra ninguém me entender, mas sim pra respeitar...será que dá?
É tanta cobrança! "poxa mari, hoje vc nem falou comigo direito" ou "poxa mari, hj vc nem tá rindo e brincando", "poxa mari, vc tá com um rosto triste"... é gente, fazer o quê?
Não dá pra ser feliz os 365 dias do ano, quer dizer até dá, mas eu não estou conseguindo, não que eu esteja infeliz, ou só estou triste, é uma coisa que eu não estou conseguindo controlar, eu queria estar rindo, não me importando com tantas coisas...
E eu na verdade nem sei o real motivo pra tanto, mas é um conjunto de coisas!
Eu acredito que é só uma fase,logo passa, mas tem gente que ao invés de ajudar, só está atrapalhando...
Na minha vida  eu sei o que é o certo e o errado pra mim,se eu não quero sair, eu simplesmente não vou, e não é porque eu sou velha e não sei aproveitar a vida, é porque eu estou cansada! 
Aliás eu nunca recuso saídas, então quando eu recusar, entenda a coisa está feia!
Gente eu passo 18h da minha semana dentro de um lugar que eu não suporto, e parece que é uma eternidade!
Vejo pessoas muito mal, vejo pessoas morrendo e vejos pessoas mortas, isso acaba comigo, e por mais que eu já tenha explicado, parece que ninguém entende...eu to pedindo socorro, e ninguém escuta!
As pessoas ainda se vêem no direito de cobrar de mim,algo do qual eu nem faço mais parte!
E combram algo do qual eu não quero, eu não quero, ponto e acabou.
Eu também não acho legal, expor minha vida assim, mas é que eu precisava disso, de por pra fora, talvez agora alguém entenda, e pare de só me criticar, de me cobrar!Eu tô fazendo o possível pra melhorar, pra acertar..
Dá pra elogiar de vez em quando? eu gosto de elogios sabe? Tem gente que nem reparou no meu cabelo, só no que eu estava ou não fazendo, se estava rindo ou séria? conversando ou quietinha? me estressando o ou rindo! Obrigada aos poucos que repararam e elogiaram! Vocês são a diferença na minha vida!


Gente, não tô querendo preocupar ninguém, a minha fé, ainda está viva, e ardendo em meu peito, e eu sei  que é  somente em Deus que está o caminho da minha alegria, e é somente Nele, neste momento, em que deposito toda a minha esperança, ainda bem, porque só Deus não me decepciona.






"E perceba
Que só Ele pode compreender o seu interior
As suas dores afastar
O seu sonho realizar
A sua vida transformar


Basta que você entenda
Que é Deus, que te faz entender toda poesia
Que torna mais valiosa a vida
E prova que ainda dá pra ser feliz
Apenas atenda quem chama
E peça que nesta noite Ele te toque
E cure todas suas feridas
E vele o sono e espere acordar
Amanhã será um novo dia"


E eu entendo!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Chão de Giz

Olá pessoal,
Sejam todos bem vindos!Esta é minha primeira postagem... ainda não está 100%! Tem um sério problema entre a cadeira e o teclado, mas eu chego lá!
Espero que gostem dos meus devaneios,delírios,ou seja lá o que seja!
Mas também se não gostarem paciência, né?
A  minha primeira postagem será sobre música, apesar de eu não possuir nenhum dom musical,(não canto, não toco,e muito menos componho) eu adoro música,minha vida é movida e marcada por músicas!
Então resolvi dedicar essa postagem a música! E o Pensamento solto de hoje será:

Vocês já ouviram Chão de Giz?
 Devem ter ouvido...sempre gostei dessa música, ainda mais na voz de Zé Ramalho, não que eu tenha algo contra a Elba ou outros cantores que tenham gravado, mas a voz dele é simplesmente forte e marcante!
Pois bem, nunca entendi muito bem o que a letra queria dizer não.Primeiro, que raio de panos de guardar confetes é este? E depois que grão-vizir será este? E quanto a camisa de força, você deve ser um louco mesmo de escrever essa música, se não é louco é poeta....e quer saber? Acho que fico com a segunda opção, sim,você é um poeta!
 Depois de anos tentando decifrar essa letra, levando a professores de português e tudo, finalmente encontro na internet uma outra louca caçadora de sigificado! O seu nome é Elane e infelizmente não tenho mais informações sobre ela.

E eis a a conclusão que ela tirou a partir de uma declaração do próprio Zé:


" Zé teve, em sua juventude, um caso duradouro com uma mulher casada, bem mais velha, da alta sociedade de João Pessoa, na Paraíba. Ambos se conheceram num Carnaval.




Ele se apaixonou perdidamente por esta mulher, só que ela era casada com uma pessoa influente da sociedade, e nunca iria largar toda aquela vida por um "garoto pé rapado" que ela apenas "usava" para transar gostoso.

Assim, o caso, que tomava proporções grandes, foi terminado. o Zé ficou arrasado por meses, e chegou a mudar de bairro, pois morava próximo a ela. E, nesse período de sofrimento, compôs a canção. Conhecendo a história, você consegue perceber a explicação para cada frase da música, que passo a transcrever:





"Eu desço dessa solidão, espalho coisas sobre um chão de giz"
Um de seus hábitos, no sofrimento, era espalhar pelo chão todas as coisas que lembravam o caso dos dois. O chão de giz também indica a fugacidade do relacionamento, facilmente apagável (mas não para ele...)





"Há meros devaneios tolos a me torturar"

Devaneios, viagens, a lembrança dela a torturá-lo.





"Fotografias recortadas de jornais de folhas... amiúde"

Outro hábito seu era recortar e admirar TODAS as fotos dela que saiam nos jornais - lembre-se, ela era da alta sociedade, sempre estava nas colunas sociais.





"Eu vou te jogar num pano de guardar confetes"

Pano de guardar confetes são aqueles balaios ou sacos típico das costureiras do nordeste, onde elas jogam restos de pano, papel, etc. Aqui, ele diz que vai jogar as fotos dela fora num pano de guardar confetes, para não mais ficar olhando-as.





"Disparo balas de canhão, é inútil pois existe um grão vizir"

Ele tenta ficar com ela de todas as formas, mas é inútil pois ela é casada com o tal figurão rico (o Grão Vizir)





"Há tantas violetas velhas sem um colibri"

Aqui ele pega pesado com ela... há tantas violetas velhas (como ela, bela, mas velha) sem um colibri (jovem pássaro que a admire). Aqui ele tenta novamente convencê-la simbolicamente, destacando a sorte dela - violeta velha - poder ter um colibri, e rejeitá-lo.





" Queria usar quem sabe uma camisa de força ou de Vênus"

Bem, aqui é a clara dualidade do sentimento dele. Ao mesmo tempo em que quer usar uma camisa de força, para manter-se distante dela e não sofrer mais, queria também usar uma camisa de Vênus, para transar com ela.

"Mas não vão gozar de nós apenas um cigarro"
Novamente ele invoca a fugacidade do amor dela por ele, que o queria apenas para "gozar o tempo de um cigarro". Percebe-se o tempo todo que ele sente por ela profundo amor e tesão, enquanto é correspondido apenas com o tesão, com o gozo que dura o tempo de se fumar um cigarro (também representativo como o sexo, pois é hábito se fumar um cigarro após o mesmo).

"Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom"
Para que beijá-la, "gastando o seu batom"
(o seu amor), se ela quer apenas o sexo?

"Agora pego um caminhão, na lona vou a nocaute outra vez"
Novamente ele resolve ir embora, após constatar que é inútil tentar. Mas, apaixonado como está, vai novamente "à lona" - expressão que significa ir a nocaute no boxe, mas que também significa a lona do caminhão com o qual ele foi embora - lembre-se que ele teve que se mudar de sua residência para "fugir" desse amor doentio

"Pra sempre fui acorrentado no seu calcanhar"
Auto-explicativo, né?! Esse amor que, para sempre, irá acorrentá-lo, amor inesquecível.

"Meus vinte anos de boy, "that's over, baby" , Freud explica"
Ele era bem mais novo que ela. Ele era um boy, ela era uma dama da sociedade. Freud explica um amor desse (complexo de Édipo, talvez?).
Em todo caso, "that´s over, baby", ou seja, está tudo acabado.





"Não vou me sujar fumando apenas um cigarro"

Ele não vai se sujar transando apenas mais uma vez com ela, sabendo que nunca passará disso





"Quanto ao pano dos confetes já passou meu carnaval"

Lembrem-se, eles se conheceram num carnaval. Voltando a falar das fotos dela, que ele iria jogar num pano de guardar confetes, ele consolida o fim, dizendo que agora já passou seu carnaval, ou seja, terminou, passou o momento.





"E isso explica porque o sexo é assunto popular"

Aqui ele faz um arremate do que parece ter sido apenas o que restou do amor dele por ela (ou dela por ele): sexo. Por isso o sexo é tão popular, pois só ele é valorizado - uma constatação amarga para ele, nesse caso.
Há quem veja também aqui uma referência do sexo a ela através do termo "popular", que se referiria ao jornal (populares), e ela sempre estava nos jornais, ele sempre a via neles.





"No mais estou indo embora"

Bem, aqui é o fechamento. Após sofrer tanto e depois desabafar, dizendo tudo que pensa a ela na canção, só resta-lhe ir embora.



Ai, vai me dizer que essa canção não é uma obra prima??? No dia que alguém escrever uma música linda como essa pra mim, eu caso na hora!Nem penso duas vezes!

Espero que Deus nos dê muitos e muitos outros zé's!
Até o próximo pensamento!
bjos